A redação no ENEM pode ser um importante critério de desempate para conseguir a vaga no ensino superior.
Após divulgar as notas individuais dos participantes do ENEM, o INEP já começa a trabalhar com os programas de entrada às universidades brasileiras e também internacionais.
E para tentar a sorte no SISU, no PROUNI e FIES, o desempenho dos participantes através das notas têm de ser bons, afinal, a concorrência é grande. Alguns conseguiram uma façanha e tanto para auxiliar na entrada no ensino superior: tirar 1000 pontos na redação.
Segundo o INEP, foram 60 candidatos que conseguiram a pontuação máxima na redação no exame do ano passado. Com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", alguns estudantes ficaram mais próximos do acesso à graduação dos sonhos. Entre os 60 participantes que gabaritaram esta nota, a maioria têm um objetivo em comum: entrar no curso de medicina.
Os participantes afirmaram sobre a ansiedade após a prova e como se desdobraram para conciliar os estudos e também a vida pessoal.
Agora, os participantes aguardam os programas do governo para decidir quais serão os próximos passos. O SISU é o primeiro deles e começa no dia 22 de janeiro e vai até o dia 24.